Uma técnica de estamparia muito utilizada pra personalizações rápidas e com baixo custo é a sublimação. A palavra sublimação, como aprendemos nas aulas de ciências, significa a mudança do estado sólido para o estado gasoso, e é através dessa mudança que a estampa é feita.
A arte da estampa é impressa em um papel especial e quando submetida a elevadas temperaturas, a tinta sublimática passa do estado sólido para o gasoso, marcando o tecido que está abaixo. Essa marcação, na verdade, é o que dá forma a estampa.
A técnica de sublimação pode ser utilizada somente em tecidos 100% poliéster e obrigatoriamente de cor branca ou bem clara para que a arte sobressaia após a transferência. Ela também pode ser usada para estampar objetos, como por exemplo as nossas canecas de porcelana, que são revestidas com uma espécie de resina que permite a fixação da estampa.
As estampas feitas em sublimação alcançam resultados muito fiéis, com cores vivas e podem ser feitas de forma rápida, prática e com baixo custo. A arte desenvolvida é impressa num papel especial com tinta sublimática, e ao ser submetido a uma temperatura elevada, o desenho da folha é transferido e absorvido pela peça.